A enxaqueca é um transtorno comum em mulheres em idade fértil e geralmente requer tratamento farmacológico. Mas, durante a gestação, são inúmeras as dúvidas quanto à segurança de utilizarmos medicamentos analgésicos para as crises de cefaleia… Em particular, o primeiro trimestre representa um período de maior risco à toxicidade de quaisquer drogas.

Independente de todo cuidado que possa haver, como até 50% das gestações não são planejadas (!), o feto pode ser inadvertidamente exposto aos medicamentos utilizados no combate da cefaleia (Triptanos, por exemplo).
Devido à insuficiente experiência quanto à sua segurança durante a gravidez, os triptanos são menos utilizados pelas mulheres grávidas do que o paracetamol ou medicamentos antiinflamatórios não esteróides.

Como as mulheres grávidas são tipica e obviamente excluídas dos estudos para determinar os riscos de um medicamento, os dados obtidos de observações do que occore na população inadvertidamente exposta são de extrema importância.
Foi assim que um estudo alemão recente relatou os dados observados em uso expontâneo de Triptanos por 432 mulheres gestantes. Outros estudos publicados até agora não encontraram associação entre triptanos durante a gravidez e defeitos congênitos, mas riscos de aborto espontâneo, parto prematuro e baixo peso do bebê já foram descritos esporadicamente.

Comparativamente a um grupo de gestantes sem enxaqueca, o que os pesquisadores alemães observaram foi:

• NÃO haver maior risco de malformações congênitas, abortamentos, parto prematuro ou hipertensão durante a gestação.

Essa parece ser uma ótima notícia para mulheres com crises intensas de enxaqueca durante a gestação!
O risco e o benefício de cada conduta precisam ser avaliados pelo neurologista, pois há mais de uma maneira de ajudar!

ARTIGO:
Kevin Spielmann , Angela Kayser , Evelin Beck , Reinhard Meister and Christof Schaefer. Pregnancy outcome after anti-migraine triptan use: A prospective observational cohort study. Cephalalgia. 2017 Jan 1:333102417724152. doi: 10.1177/0333102417724152.